REGULAMENTO – Maratona Revezamento Volta de Vitória

REGULAMENTO GERAL MARATONA DE REVEZAMENTO VOLTA DE VITÓRIA

As Provas Pedestres que compõem o evento MARATONA DE REVEZAMENTO VOLTA DE VITÓRIA serão realizadas no dia 17 de Novembro de 2018, na cidade de Vitória (ES), sob qualquer condição climática, tendo a participação de atletas regularmente inscritos de ambos os sexos, ficando suas largadas e chegadas conforme previsto neste documento.

1. PROVA

1.1 MARATONA DE REVEZAMENTO
Será realizada no dia 17 de Novembro de 2018, largando e chegando na Praça do Papa, no bairro Enseada do Suá. A prova será disputada na distância de 42.610 metros, podendo o atleta participar sozinho ou em equipe. As largadas das categorias obedecerá a seguinte ordem:
• Categoria Solo Feminino: Largada às 06:00h;

• Categoria Solo Masculino: Largada às 06:10h;

• Categoria Dupla Feminino: Largada às 06:15h;

• Categoria Dupla Mista: Largada às 06:20h;

• Categoria Dupla Masculino: Largada às 06:25h;

• Categoria Quarteto: Largada às 06:30h;

• Categoria Octeto: Largada às 06:40h.

2. INSCRIÇÃO

2.1 De acordo com a determinação da Confederação Brasileira de Atletismo (CBat), a idade MÍNIMA para atletas se inscreverem e participarem de corridas de rua é de 16 (dezesseis) anos, com as seguintes restrições:

1. A idade a ser considerada, obrigatoriamente, para os efeitos de inscrição e classificação por faixas etárias é a que o atleta terá em 31 de dezembro do ano em que for realizada a prova;

2. Os atletas menores de 18 anos só poderão participar da CORRIDA na categoria QUARTETO, obrigatoriamente com autorização por escrito com firma reconhecida do pai ou de um responsável legal. A autorização deverá estar acompanhada de cópia de um documento de Identidade e deverá ser entregue a Comissão Organizadora no ato da inscrição;

3.No ato da inscrição, ao concordar com o regulamento, assinalando a opção apresentada na ficha de inscrição, o(a) participante aceita todos os termos do regulamento e assume total responsabilidade por sua participação no evento de acordo com o TERMO DE RESPONSABILIDADE parte integrante deste regulamento.

2.2 A inscrição na prova é pessoal e intransferível, não podendo qualquer pessoa ser substituída por outra, em qualquer situação. O participante que ceder seu número de peito para outra pessoa, será responsável por qualquer acidente ou dano que este venha a sofrer, isentando o atendimento e qualquer responsabilidade da Comissão Organizadora da prova, seus patrocinadores, apoiadores e órgãos públicos envolvidos na prova, sendo inclusive imediatamente desclassificado da prova;

2.3 Ao se inscrever no evento e pagar a taxa de inscrição o ATLETA está ativando sua participação e acesso ao mesmo e uso da infra-estrutura de apoio; 2.4 As inscrições somente serão realizadas pelo site da Prova (www.voltadevitoria.com.br),  não havendo outros postos de inscrição e, custarão:
SOLO ————-  (75,00)

DUPLA ———- (150,00)

QUARTETO —–  (300,00)

OCTETO ———  (600,00)

2.5 As inscrições serão encerradas no dia 26/10/2018, ou em data anterior a esta, caso seja atingido o limite técnico do evento, qual seja:

1. CATEGORIA SOLO: 50 vagas;

2. CATEGORIA DUPLA: 50 vagas;

3. CATEGORIA QUARTETO: 50 vagas;

4. CATEGORIA OCTETO: 50 vagas.

2.6 A Comissão Organizadora poderá, a qualquer momento, suspender ou prorrogar prazos ou, ainda, elevar ou limitar o número de inscrições, em função de necessidades, disponibilidade técnica e/ou questões estruturais, sem aviso prévio;

2.7 Os participantes são responsáveis pela veracidade das informações fornecidas na ficha de inscrição. Caso haja fraude comprovada, o(a) atleta será desclassificado da prova e responderá por crime de falsidade ideológica e/ou documental;

2.8 Considerando a data do efetivo pagamento da inscrição, o cancelamento requerido até a data 30/09 importará na devolução do valor ao participante, deduzido das taxas bancárias incidentes. Caso o cancelamento ocorra entre os dias 01/10 e 25/10), o participante receberá 50% (cinquenta por cento) do valor da inscrição. Os Cancelamentos após 26/10/18 não serão objeto de devolução do valor pago.

3. ALTERAÇÕES

3.1 No período de 26/10 a 09/11 mediante multa, poderá ser feita a troca de atleta. Esta alteração será realizada pela organização da prova, mediante dados do novo atleta e comprovante de pagamento da multa no valor de R$30,00, que deverão ser enviados pelo capitão da equipe para o email contato@voltaacidadedevitoria.com.br . O pagamento deve ser feito na conta da Empresa Organizadora.

3.2 A partir de 10/11, não poderá ser feita em hipótese alguma, alteração na composição da equipe e/ou atleta;

3.3 A troca de categorias (ex: dupla para quarteto, etc) não é permitida.

 

4. ENTREGA DE KITS

4.1 A entrega dos kits de corrida acontecerá no dia 16/11, no local de largada da prova, das 10:00h às 17:00h, respectivamente. O(a) atleta que não retirar o seu kit na data e horário estipulado pela organização perderá o direito ao kit;

4.2 Não serão entregues kits de corrida no dia do evento e nem após o evento;

4.3 O kit será composto por um número de peito, alfinetes, camiseta, viseira e medalha finisher. O Kit somente poderá ser retirado pelo(a) atleta inscrito mediante apresentação do termo de responsabilidade devidamente preenchido, o respectivo recibo de pagamento e RG;
4.4 A retirada de kits só poderá ser efetivada por terceiros mediante apresentação de autorização especifica para este fim e cópia de documento de identificação do inscrito;

4.5 No momento da retirada do kit o responsável deverá conferir os seus dados e o número de peito;

4.6 Não serão aceitas reclamações cadastrais após a retirada do kit;

4.7 O tamanho das camisetas está sujeita a alteração, de acordo com a disponibilidade.

4.8 O sistema de cronometragem a ser utilizado será através de chip individual, ou seja, o tempo de todos os corredores que participarem da prova será cronometrado e informado posteriormente, desde que observadas às normas previstas neste regulamento.

5. INSTRUÇÕES E REGRAS PARA CORRIDA

5.1 E obrigatória a utilização do número de peito fornecido pela organização e, sua fixação deverá ser realizada de maneira visível a frente do atleta. Rasuras ou alterações serão passíveis de desclassificação. O chip individual e descartável deverá ser colocado pelo atleta em local visível, de preferência no pé direito, e descartado imediatamente após completar seu trecho;

5.2 O atleta só poderá estar inscrito em uma equipe/categoria;

5.3 Não será permitida a realização de pacing por agentes externos a competição ou até mesmo pela própria equipe;

5.4 O percurso estará todo sinalizado com indicações aproximadamente a cada posto de transição, placas indicativas de direção e Staffs estarão distribuídos ao longo da prova para auxiliar na orientação. No Congresso Técnico informaremos sobre qualquer alteração de última hora no percurso;

5.5 Caso algum atleta erre o percurso ele deverá retornar ao último ponto percorrido de fácil identificação da prova para reiniciá-la;

5.6 O atleta deverá correr na calçada, ciclovia, acostamento ou na lateral das pistas. É proibido correr nas faixas divisórias de pistas. Correr no meio da rua desclassificará automaticamente o atleta e sua equipe;

5.7 O(a) atleta que empurrar ou atrapalhar intencionalmente o(a) outro(a) atleta, de modo a impedir sua progressão, estará passível de desqualificação na prova;

5.8 O(a) atleta deverá retirar-se imediatamente da prova se assim for determinado por um membro da Comissão Organizadora;

5.9 Caso seja comprovada a troca intencional e não autorizada do número de peito com outro atleta para que o mesmo complete o percurso, o atleta ou equipe inscrita estará desclassificado e não poderá participar de outras edições do evento;

5.10 Os copos ou sacolas usados para hidratação deverão ser descartados em área destinada ao lixo. Caso o atleta leve o copo durante o trajeto, o mesmo é responsável pelo descarte do copo no próximo ponto de hidratação ou em lixeira própria encontrada ao longo do trajeto. Caso essa regra seja descumprida, o atleta está sujeito à penalidade e até mesmo a desclassificação. Essa regra vale para qualquer tipo de lixo descartado pelo atleta fora da área destinada ao descarte do mesmo. A conservação da limpeza da cidade depende de todos nós!

5.11 É proibida a largada de atletas que não estiverem presentes no ato da largada oficial, garantindo assim a integridade física do atleta e o bom andamento do evento. Caso o atleta insista em percorrer o trajeto, ele passa a ser o responsável pela sua integridade, isentando assim a organização.

5.12 O tempo máximo para conclusão da prova é de 6 horas sendo:

1. Fechamento da transição 02 (12,20Km) às 08:20h;

2. Fechamento da transição 04 (22,41Km) às 09:40h;

3. Fechamento da transição 06 (33.16Km) às 11:05h;

Após este período as áreas de transições serão fechadas e os atletas deverão se retirar da prova. Caso o atleta descumpra esta determinação, a organização não se responsabilizará por sua integridade física.

6. POSTO DE TROCA/TRANSIÇÃO

6.1 Existirão 07 Postos de Troca na prova. Em seu respectivo momento e posição, todo corredor deverá passar por dentro do funil montado no Posto de Troca, para registro de sua passagem e troca de corredor;

6.2 Todo atleta deverá ter acessível seu RG, para apresentá-la ao árbitro do Posto de Troca quando for solicitado. Isto ocorrerá sempre que for necessário para a modalidade revezamento, portanto sugerimos que um membro da equipe possa sempre estar com os RGs;

6.3 Uma pulseira com o chip retornável deverá estar de posse do corredor em atividade, sendo passada para o próximo corredor, dentro dos limites do funil do Posto de Troca;

6.4 É obrigatório o pronto atendimento as orientações dos oficiais responsáveis pelos Postos de Troca, sendo o descumprimento destas, passível de desclassificação;

6.5 Abaixo segue a tabela com os devidos locais de troca e a distância até cada transição. Lembramos que poderá haver alteração no tamanho dos trechos e postos de troca caso a Organização julgue necessário.

Largada        – 6,92k    – Praça do Papa até Tancredão – Fácil

Transição 1  – 5,28k    – Tancredão até Parque da Fonte Grande –  Fácil

Transição 2 – 5,36k     – Parque da Fonte Grande até Pedreira – Difícil

Transição 3  – 4,85k    – Pedreira até UFES – Difícil

Transição 4 – 7,28k      – UFES até Parque Municipal da Fazendinha – Difícil

Transição 5 – 3,92k      – Parque Municipal da Fazendinha até Parque Zé da Bola Camburi – Fácil

Transição 6 – 4,71k       – Parque Zé da Bola Camburi até Pier Yemanjá – Fácil

Transição 7 – 4,29k       – Pier Yemanjá até Praça do Papa – Fácil

7. DESLOCAMENTO DAS EQUIPES E LOCAIS DE ESTACIONAMENTO

7.1 O transporte dos atletas para os Pontos de Troca é de responsabilidade das próprias equipes;

7.2 A equipe tem o direito de utilizar somente um veículo ou Van, com exceção do Octeto que poderá usar dois veículos ou uma Van. Todas os veículos de apoio deverão estar com os adesivos fornecidos pela prova no para-brisas dianteiro (lado direito) e traseiro (lado esquerdo);

7.3 Não será permitido o uso de ônibus, caminhão ou veículo aberto para transporte de corredores, incluindo motos;

7.4 Todo corredor poderá receber suprimentos de seus parceiros ou do público durante o percurso;

7.5 Carros de apoio não poderão acompanhar os atletas a uma distância inferior a 100m. O descumprimento desta regra acarretará em penalização. Se a equipe necessitar abastecer o atleta, esta deverá estacionar o carro em local seguro, obedecendo sempre as regras do Código Nacional de Trânsito;

7.6 Os carros das equipes não devem estacionar ou parar em via pública para apanhar ou deixar corredores. Caso isso seja observado a equipe será desclassificada. A área a ser utilizada deverá ser os estacionamentos dos postos de troca, indicados neste regulamento;

7.7 Próximo aos Postos de Troca, a preferência de tráfego será sempre dos corredores e pedestres.

8. REGRA ESPECIFICA

8.1 SOLO
O percurso será de 42,61km ininterruptos. Porém, é obrigatória a passagem dos atletas por todos Postos de Trocas onde será registrado seu tempo de passagem e numeração de peito.

8.2 DUPLAS
A categoria dupla poderá ser mista ou não. O percurso será dividido em duas etapas com distâncias não necessariamente iguais a 21K. A equipe será composta de dois atletas, não sendo permitida a inclusão de reservas. Cada atleta deverá obrigatoriamente, correr quatro trechos seguidos. É obrigatória a passagem dos atletas por todos Postos de Trocas. O segundo atleta da equipe somente poderá iniciar a sua participação quando o primeiro tiver concluído seu percurso e passado o bastão/pulseira de revezamento.

8.3 QUARTETOS A categoria quarteto deverá ter ao menos uma mulher e, poderá também ser composta por quatro mulheres. O percurso será dividido em quatro etapas não equidistantes. A equipe será composta de quatro atletas, não sendo permitida a inclusão de reservas. Cada atleta deverá correr sempre dois trechos completos realizando as substituições somente nos Postos de Troca pares. Cada atleta só poderá iniciar o seu trecho quando o atleta anterior tiver completado o seu e passado o bastão/pulseira de revezamento.

8.4 OCTETOS A categoria octeto deverá ter pelo menos duas mulheres e, poderá também ser composta por oito mulheres. O percurso será dividido em oito etapas não equidistantes. A equipe será composta de oito atletas, não sendo permitida a inclusão de reservas. Cada atleta deverá correr sempre um trecho completo realizando as substituições somente nos Postos de Troca sucessivos. Cada atleta só poderá iniciar o seu trecho quando o atleta anterior tiver completado o seu e passado o bastão/pulseira de revezamento.

9.PENALIDADES

9.1 Haverá penalidade na forma de acréscimo no tempo total de prova da equipe ou mesmo a desclassificação nas condições abaixo descritas.
ACRÉSCIMO de 15 minutos para o atleta / equipe que:

1. Tiver o carro de apoio acompanhando o corredor numa distância inferior a 100 metros;

2. Deixar ou jogar lixo em local inapropriado como: mata, rua, estrada, calçada, praia ou propriedade privada;

3. Fazer a troca de pulseira fora (1 a 5 metros) da zona demarcada do funil, sendo que além desta zona a equipe será desclassificada;

4. Estacionar carro de apoio em local inadequado, não obedecendo às recomendações dos árbitros, causando problema no trânsito de corredores ou de outros veículos;

5. Apresentar atitude antidesportista ficando sujeito a desclassificação de acordo com a avaliação da organização;

DESCLASSIFICAÇÃO para o atleta / equipe que:

1. Utilizar-se de qualquer meio auxiliar de transporte para percorrer a seção a ele designada;

2. Iniciar a prova antes ou após o horário definido pela organização;

3. Inicie seu trecho antes de receber o bastão de revezamento;

4. “Cortar caminho” de maneira intencional ou não intencional;

5. Equipe que possua atleta correndo em algum dos trechos por mais de uma equipe/categoria;

6. Equipe que possua algum atleta correndo sem estar inscrito na prova;

7. Realizar o revezamento em outro local que não seja para isto destinado pela organização;

8. Passar o número de peito para qualquer outra pessoa para que a mesma continue o trajeto;

9. Desrespeitar os árbitros dos Postos de Troca ou qualquer membro da equipe organizadora;

10. Tiver algum atleta correndo em contato físico com outra pessoa, (por exemplo: estiver sendo puxado, apoiado).

10 PREMIAÇÃO

10.1 A premiação da Prova será assim distribuída:

10.1.1 Os primeiros colocados de cada categoria (solo, dupla mista, dupla masculina, dupla feminina, quarteto e octeto) receberão medalha e troféu, podendo, eventualmente, receber prêmios ou brindes. O Quarteto e Octeto vencedor ganharão brindes dos patrocinadores da prova;

10.1.2 Todos os(as) atletas que cruzarem a linha de chegada de forma legal, que estiverem regularmente inscritos e sem o descumprimento deste regulamento, receberão medalhas finisher. Não serão entregues medalhas finisher (quando houver) para as pessoas que, mesmo inscritas, não participaram da prova. Para receber a medalha é obrigatório que o(a) atleta esteja portando o número de peito. Só será entregue 1 (uma) medalha por atleta. Os(as) atletas que fizerem jus à premiação deverão comparecer ao pódio, assim que a cerimônia de premiação for iniciada e a sua categoria for chamada. O(a) atleta que não comparecer ao pódio durante a cerimônia de premiação perderá o direito aos prêmios.

10.1.3 A CERIMONIA DE PREMIACAO e o RESULTADO FINAL DA PROVA serão informados até 30 minutos após o término da mesma.

11. CONDIÇÕES FÍSICAS DOS PARTICIPANTES E SERVIÇOS DE APOIO NA CORRIDA

11.1 Ao participar da Maratona de Revezamento Volta de Vitoria o(a) atleta assume a responsabilidade por seus dados fornecidos e aceita totalmente o Regulamento da Prova, participando por livre e espontânea vontade, sendo conhecedor de seu estado de saúde e de sua aptidão física para participar da corrida;

11.2 Todos(as) os(as) atletas participantes deverão estar em dia com rigorosa avaliação médica para realização da prova, pois a organização não se responsabilizará pela saúde dos(as) atletas;

11.3 O competidor é responsável pela decisão de participar da prova, avaliando sua condição física e seu desempenho e julgando por si só se deve ou não continuar ao longo da competição;

11.4 Pode o diretor de prova, seguindo recomendação do médico responsável pelo evento, excluir o participante a qualquer momento;

11.5 Haverá, para qualquer tipo de emergência, serviço de ambulância que será garantida pelos órgãos competentes;

11.6 Será colocado à disposição dos participantes o estacionamento na região da largada/chegada da prova;

11.7 A Comissão Organizadora não tem responsabilidade sobre o atendimento médico dos atletas, despesas médicas em casos de internação ou lesões geradas pela prática da corrida;

11.8 Porém, em cumprimento as normas da CBAT, será disponibilizado um serviço de ambulância UTI para atendimento emergencial aos atletas e para a remoção destes aos hospitais da rede pública de saúde;

11.9 O(a) atleta ou seu(sua) acompanhante poderá decidir pela remoção ou transferência para hospitais da rede privada de saúde, eximindo a Comissão Organizadora de qualquer responsabilidade ou reembolso pelas despesas decorrentes deste atendimento médico.

12. HIDRATAÇÃO

12.1 Ao longo do percurso de 42,61km da prova terão 7 (sete) postos para reabastecimento de água, localizados nos postos de transição;

12.2 Será obrigatório para o atleta o uso de sistema de hidratação durante o percurso (ex.: mochila, squeeze, cinto), onde o mesmo deve ser auto-suficiente;

12.3 Ofereceremos dois postos de hidratação com isotônicos sendo um no ponto de transição 3 e outro no posto de transição 5, disponíveis em primeira instância somente para os corredores das categorias SOLO e DUPLA.

13 DIVULGAÇÃO E DIREITO AUTORAIS

13.1 O(a) atleta que se inscreve e/ou participa da corrida está incondicionalmente aceitando e concordando em ter sua imagem divulgada através de fotos, filmes, rádio, jornais, revistas, internet e televisão, ou qualquer outro meio de comunicação, para usos informativos, promocionais ou publicitários relativos à corrida, sem acarretar nenhum ônus aos organizadores, renunciando o recebimento de qualquer renda que vier a ser auferida com tais direitos, aos patrocinadores ou meios de comunicação em qualquer tempo/ data;

13.2 Todos os participantes do evento, atletas, staffs, organizadores e público em geral, cedem todos os direitos de utilização de sua imagem para a empresa organizadora;

13.3 A filmagem, transmissão pela televisão, fotografias ou vídeo-tape relativos à prova/competição têm os direitos reservados aos organizadores;

13.4 Qualquer forma de divulgação ou interesse em destinar um profissional para a cobertura do evento estará sujeita à autorização e aprovação pela empresa organizadora ML Locação de Equipamentos e Serviços EIRELI.
14. SUSPENSÃO, ADIAMENTO E CANCELAMENTO DA PROVA

14.1 A Comissão Organizadora, primando pela segurança dos atletas, poderá determinar a suspensão da corrida, iniciada ou não, por questões de segurança pública, vandalismo e/ou motivos de força maior;

14.2 Sendo suspensa a prova, por qualquer um destes motivos, esta será considerada realizada e não haverá designação de nova prova;

14.3 Os(as) atletas ficam cientes que deverão assumir no ato da inscrição todos os riscos e danos da eventual suspensão da corrida (iniciada ou não) por questões de segurança pública, não gerando qualquer responsabilidade para a Comissão Organizadora;

14.4 A Corrida poderá ser adiada ou cancelada a critério da Comissão Organizadora, sendo comunicando aos inscritos está decisão pelo do site oficial da organizadora;

14.5 Na hipótese de cancelamento da corrida os inscritos deverão solicitar o reembolso da inscrição.
15 .DISPOSIÇÕES GERAIS

15.1 Os protestos ou reclamações relativos ao resultado final da competição referente aos primeiros colocados ou condução da prova deverão ser feita, por escrito, até trinta minutos após a divulgação oficial à Organização do Evento;

15.2 Ao participar da PROVA o(a) atleta aceita totalmente o Regulamento da Prova, participando por livre e espontânea vontade, assume as despesas de transporte, hospedagem, alimentação e seguros ou quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação na prova, antes, durante e depois da mesma;

15.3 O kit do atleta não está associado a taxa de inscrição, o mesmo é cortesia da organização. Em hipótese alguma, poderão retirar o kit os atletas que não retirarem na data e horário estipulados para o mesmo;

15.4 A Comissão Organizadora não recomenda que sejam deixados bens de alto valor com os STAFFS nos postos de trocas tais como, relógios, joias, equipamentos eletrônicos, celulares, cheques, ou cartões de crédito;

15.5 Não haverá reembolso, por parte da Comissão Organizadora, bem como de seus patrocinadores e apoiadores, de nenhum valor correspondente aos equipamentos e/ou acessórios utilizados pelos participantes no evento, independente de qual for o motivo, nem tampouco, por qualquer extravio de materiais ou prejuízo que porventura os atletas/ participantes venham a sofrer durante a participação neste evento;

15.6 Haverá sinalização para a orientação dos participantes feita pelos nossos Staffs;

15.7 A Comissão Organizadora reserva-se o direito de incluir no evento atletas ou equipes especialmente convidadas;

15.8 As dúvidas ou informações técnicas deverão ser enviadas através do email contato@voltaacidadedevitoria.com.br , para que seja registrada e respondida a contento;

15.9 A Comissão Organizadora poderá, a seu critério ou conforme as necessidades do evento, alterar ou revogar este regulamento, total ou parcialmente, informando as mudanças pelo site oficial da corrida;

15.10 As dúvidas ou omissões deste regulamento serão dirimidas pela Comissão Organizadora de forma soberana, não cabendo recurso a estas decisões;

15.11 Ao se inscrever nesta prova, o atleta assume automaticamente o conhecimento de todos os termos deste Regulamento, ficando de acordo com todos os itens supracitados e acata todas as decisões da organização, comprometendo-se a não recorrer a nenhum órgão ou Tribunal, no que diz respeito a qualquer punição imputada pelos organizadores do evento;

15.12 Todos os diretos autorais relativos a este regulamento e a MARATONA DE REVEZAMENTO VOLTA DE VITORIA pertencem a organizadora.
16 .TERMO DE RESPONSABILIDADE

16.1 O termo de responsabilidade encontra-se disponível no site do evento para ser impresso;

16.2 Na retirada de kits, é obrigatória a entrega do termo de responsabilidade assinado por todos os atletas da equipe.

ORGANIZAÇÃO: ML Locação de Equipamentos e Serviços Eireli

ENDEREÇO: Rua João Bastos Vieira, n° 304 B , Ilha de Monte Belo, Vitória – ES, CEP: 29.053-230 CNPJ: 06.322.307/0001-95.

E-MAIL: contato@voltaacidadedevitoria.com.br

CONTATO: Fabio Alvarenga

TELEFONES: (27) 3022 7573 / 3222 2388

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